Viagens pelo mundo

Rute Norte
Rute Norte (nome artístico RUNA) com tantas viagens feitas, pelos cinco continentes, com várias crónicas escritas, decidiu criar este website. O facto de viajar algumas vezes sozinha, por destinos exóticos ou um pouco fora do normal, bem como o facto de gostar de viagens relativamente longas (esgotando de uma só vez as férias de um ano) foi decisivo. Procura embrenhar-se profundamente, esquecer-se de onde é e conhecer novas gentes, fazer parte do seu dia-a-dia, perceber e absorver as suas realidades. Deixa-nos ideias sobre o que se pode fazer e visitar em determinado destino. Mudar de rota. Sair dos caminhos turísticos, ir mais além. Aventuras e desventuras em viagem, e muitas alegrias em tela, divulgando aqui também os seus trabalhos na área da pintura. Ambas – pintura e viagens – estão inextricavelmente ligadas.

Alma de Viajante
Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde se partilha de forma pessoal e intimista as suas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Numa vertente mais prática, há também roteiros e dicas para o ajudar a viajar mais e melhor.

Viajar entre Viagens
Um blogue sobre lugares extraordinários e actividades de aventura com um orçamento típico de um tlhador de classe média. Carla e Rui Pinto adoram inspirar o público com fotografias, histórias e citações e tentam incentivar a viajar mais e melhor. O blogue reúne crónicas versando viagens espalhadas pelos quatro cantos do mundo, sempre contextualizadas do ponto de vista científico, histórico, geográfico e geopolítico (as suas paixões). Partilham ainda dicas, roteiros e recursos para os viajantes.

João Leitão VIAGENS
O João Leitão VIAGENS é um blogue com roteiros para inspirar viajantes aventureiros e mochileiros irreverentes. Este blogue, é um arquivo de informação prática de viagem que motiva a sair de casa e a descobrir o mundo de maneira independente. Crónicas intensas em mais de 126 países da África, Antártida, Ásia, Europa, América do Norte, América do Sul e Oceânia. Artigos interessantes em países menos viajados tais como o Afeganistão, o Bangladesh, a Coreia do Norte, o Iraque, a Somália, e a Mauritânia por exemplo. O autor, João Leitão, nasceu em Lisboa e tem um gosto particular por viagens aventura, fotografia, artes marciais e culinária. O contacto humano e a comunicação são muito importantes, por isso interagir com os povos autóctones durante as suas viagens é primordial. Desde 2006 que faz de Marrocos a sua casa. O optimismo e a simpatia do povo marroquino são os factores mais evidentes para a sua escolha de vida.

João Cajuda
Neste site os leitores encontram vários tipos de conteúdo, sendo que a maioria dos posts são itinerários detalhados de destinos com actividades, hotéis e restaurantes por onde o João Cajuda passou, assim como experiências e vivências que teve. Pode perder-se em vídeos e fotografia de viagem fabulosos. Existem ainda posts dedicados a dicas e curiosidades de viagens. No site há ainda uma secção de hotéis (na maioria segmento de luxo) por onde o João Cajuda passou e que por alguma razão se tornaram especiais. Por fim, encontram também uma secção que permite aos viajantes juntarem-se às suas tours de grupo e que vivem as mesmas experiências que o João teve no passado.

Dobrar Fronteiras
Alguns dos artigos apresentados são escritos num registo de diário de viagens, com longos detalhes que descrevem a experiência do autor nos locais. Outros, mais técnicos, apresentam informações históricas e práticas sobre os locais. De entre os vários destinos retratados, destacam-se alguns países do Médio Oriente, resultado de duas viagens em 2008 e 2010, da África Austral, nomeadamente Zimbábue e Moçambique e, da Etiópia, a lendária terra do Preste João das Índias. No continente asiático, Índia e Japão são as últimas fronteiras dobradas pelo Samuel. Os artigos mais populares entre os leitores são os relacionados com o caminho português de Santiago e com os Açores.

Born Freee
O Bornfreee é um projeto despretensioso, livre e aberto sobre o Mundo, nomeadamente as viagens. Uns laivos das experiências de Rui Barbosa Batista por todo o globo. Um registo para memória futura. Uma partilha que só faz sentido se ajudar a inspirar os outros a partir. Explorar. Aventurar-se no estimulante planeta.

Menina Mundo
Viajam em família, a Mia é a Menina Mundo, de dois anos de idade, é também o nome do blogue onde partilham as histórias de uma aventura de mais de meio ano pelo continente asiático – e das que se seguirão. Contam os lugares pelos seus olhos, pelas suas mãos a tocá-los, pelas suas gargalhadas a atravessá-los: da muralha da China aos templos de Angkor; da selva do Bornéu às ruas da Índia. Partilham em emoções e (perdoem-lhes) esquecem as dicas onde comer e dormir (há já muito quem o faça e muito bem).

Fui Dar Uma Volta
O Fui Dar Uma Volta é um blogue que vive de um registo mais pessoal, tipo “travelogue”, onde o Jorge Vassalo partilha histórias de viagem, curiosidades e alguns insólitos. Recentemente começou a dar algumas dicas e sugestões (e promete não parar), e isso faz parte da estratégia para o futuro do seu blogue, que passa por ter esse lado mais prático. Perca-se nas suas estórias, carregadas de história e aventuras.

Viaje Comigo
O Viaje Comigo é um projecto de jornalismo de viagens de Susana Ribeiro. Jornalista desde 1998, depois de ter passado por revistas, jornais e rádio, decidiu ter o seu próprio projecto ligado às viagens, fazendo o que sempre fez nas publicações onde trabalhou, mas dando também uma perspectiva mais pessoal. Assim, viaja para conhecer sítios novos e fazer guias dos mesmos, com dicas e sugestões, para que os leitores os possam conhecer também. Além disso, no Viaje Comigo, encontra também dicas para preparar as suas viagens, muitas propostas para descobrir Portugal, assim como hotéis, restaurantes, bares, lojas e até eventos que o vão levar a passear.

Viagens à Solta
O Viagens à Solta é um blogue de viagens e fotografia do casal Paulo Azevedo e Sofia Cruz. Não fazendo das viagens profissão, aproveitam o tempo livre para andar à solta. Com quem os lê, partilham não os locais que se podem visitar num destino, mas aqueles de que mais gostaram; não os destinos populares, mas aqueles em que se sentiram bem, muitas vezes praias desconhecidas, aldeias remotas, florestas e montanhas; não listas de restaurantes e hotéis, mas aqueles em que realmente comeram e dormiram – o que os distingue da maioria dos blogues e guias de viagens. E porque há passeios cá dentro, às vezes mesmo perto de casa, que os deixam felizes, fotografam e narram não só as suas experiências por Portugal mas também pelo mundo.




